A Receita Federal começou a liberar nesta segunda-feira (24) a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda 2025. Isso significa que algumas pessoas que tiveram sua declaração retida por problemas agora poderão receber o dinheiro de volta. O pagamento será feito nos próximos dias, diretamente na conta bancária informada na declaração.
O que é a malha fina?
Quando alguém faz a declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal analisa os dados enviados. Se houver algum erro, diferença nos valores informados ou falta de algum documento, essa declaração fica retida na chamada “malha fina”. Isso significa que o governo segura a restituição (dinheiro de volta) até que o contribuinte corrija as informações.
Agora, quem resolveu essas pendências terá a restituição liberada neste lote de pagamento.
Como saber se vou receber?
Para conferir se sua restituição foi liberada, siga estes passos:
-
Acesse o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal);
-
Clique na opção “Meu Imposto de Renda”;
-
Vá até “Consultar Restituição”;
-
Digite seu CPF, data de nascimento e o ano da declaração.
Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para celular Android e iPhone.
Quando o dinheiro será pago?
O pagamento será feito diretamente na conta bancária que você informou ao enviar a declaração. Caso o dinheiro não caia na conta por algum motivo, ele ficará disponível para saque no Banco do Brasil por até um ano. Se isso acontecer, é necessário entrar em contato com o banco para solicitar o resgate.
E se meu nome ainda estiver na malha fina?
Se você consultar e perceber que sua restituição ainda não foi liberada, pode ser que sua declaração continue com pendências. Para resolver isso, é preciso acessar o e-CAC, um serviço online da Receita Federal, e verificar o que precisa ser corrigido. Caso encontre algum erro, basta enviar uma declaração retificadora para atualizar os dados.
A Receita Federal recomenda que todos os contribuintes acompanhem a situação da declaração para evitar problemas e garantir que o dinheiro seja liberado sem atrasos.