Atenção, pequenos e médios criadores de gado do Piauí: o prazo para se inscrever no programa Piauí + Genética foi prorrogado! Agora, os interessados têm até o dia 25 de abril para garantir sua participação nessa iniciativa do Governo do Estado, que oferece tecnologia moderna de reprodução animal e capacitação gratuita no campo.
O programa é coordenado pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e tem como principal objetivo melhorar a qualidade dos rebanhos bovinos no estado. A proposta é levar inseminação artificial gratuita e apoio técnico direto aos produtores — especialmente àqueles que, por falta de recursos, nunca tiveram acesso a esse tipo de tecnologia.
Quem pode participar?
Para se inscrever no Piauí + Genética, o produtor precisa:
-
Ter o rebanho cadastrado na Adapi (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí);
-
Possuir uma estrutura simples para segurar os animais, garantindo segurança para a equipe técnica no momento do procedimento.
Além disso, o programa é voltado para criadores de pequeno e médio porte, que normalmente não teriam como arcar com os custos de inseminação artificial.
Raças que serão atendidas
Nesta primeira fase do programa, serão atendidos animais de quatro raças específicas:
-
Nelore (gado de corte, usado para produção de carne);
-
Gir Leiteiro, Girolando e Holandesa (raças voltadas para a produção de leite).
Segundo o diretor de Inovação da Sada, André Nogueira, a escolha das raças foi feita para atender às principais demandas dos criadores piauienses. “Já são mais de 300 inscritos de todo o estado. O programa é uma revolução, especialmente para quem vive da pecuária familiar”, afirmou.
Como se inscrever
As inscrições podem ser feitas de duas formas:
-
Presencialmente, indo até a sede regional da Sada mais próxima da propriedade;
-
Online, pelo site: portal.pi.gov.br/sada/programa-piaui-genetica
A previsão é que as primeiras inseminações comecem já em maio, e o programa deve continuar pelos próximos quatro anos, alcançando mais municípios e mais criadores a cada etapa.
Um programa que transforma o campo
Para o secretário Fábio Abreu, o sucesso do Piauí + Genética está no acesso democratizado à tecnologia. “Antes, melhorar o rebanho era algo para poucos. Hoje, com esse programa, até o pequeno criador consegue competir com gado de alta qualidade”, destacou.
O Piauí + Genética representa não só avanço tecnológico, mas também mais dignidade, renda e qualidade de vida para quem vive do campo.