As autoridades em Los Angeles esperavam que a diminuição dos ventos na quinta-feira iria finalmente dar aos bombeiros uma chance de assumir o controlo das incêndios em movimento rápido que se arrasaram durante um terceiro dia, embora o risco permanecesse de que os incêndios atuais se espalhassem e que outros incêndios se acendessem.
Pelo menos cinco pessoas morreram nas tempestades de fogo que forçaram dezenas de milhares de pessoas a evacuar à medida que os seus bairros foram engolidos pelas chamas e fumaça espessa. Até agora, cerca de 29.000 Hectares, aproximadamente do tamanho de 22.000 campos de futebol, foram queimados. Robert Luna, o xerife do condado de Los Angeles, disse que algumas áreas “parecem que uma bomba foi lançada nelas” e que “Acho que o número de mortos vai aumentar. ”
O maior é o incêndio de Palisades, que danificou ou destruiu milhares de edifícios e queimou mais de 17.200 acres, tornando-o “um dos desastres naturais mais destrutivos da história de Los Angeles”, disse o chefe do Corpo de Bombeiros de Los Angeles.
A pausa nos ventos alta será curta, disseram os meteorológicos, com rajadas perigosas esperadas regressar no final da quinta-feira e condições climáticas críticas ao incêndio permanecem durante todo o dia.